A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta quinta-feira (26), os casos de COVID-19 em Mato Grosso, subiram de 9 para 11 casos confirmados, com dois pacientes internados. Outros 385 casos suspeitos estão sendo investigados em 21 municípios. SES registra Campo Verde com 27 casos, sendo o município com maior números de notificações de casos suspeitos de coronavírus na região; seguido de Primavera do Leste (12), Paranatinga (7), Rosário Oeste (5), Chapada dos Guimarães (4) e Santa Rita do Trivelato (1).
AQUISIÇÃO DE KITS PARA TESTE RÁPIDO
Uma das preocupações da população é o tempo de espera do resultado positivo ou não para o covid-19, já que o material coletado deve ser enviado para exame em laboratórios credenciados.
Em Campo Verde, todas as amostras são enviadas para o Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde (Lacen), em Cuiabá, e os resultados levam em torno de dez dias para serem divulgados.
Para reduzir esse prazo e permitir que os casos suspeitos sejam descartados e os que forem testados positivos para a doença sejam isolados e comecem o tratamento o mais rapidamente, a Secretaria de Saúde de Campo Verde adquiriu um lote de 300 kits de testes rápidos para o covid-19 e que apresentam o resultado em 45 minutos.
A única ressalva, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Altair Timoteo de Araújo, é quanto ao prazo de entrega. Os kits, informou ele, foram comprados na última quarta-feira (25) e a empresa fornecedora pediu um prazo de 20 dias para fazer a entrega. Araújo explicou que a venda dos testes rápidos foi liberada somente anteontem (25).
Por Valmir Faria/site.campoverde.mt
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.