Campo Verde (a 131km de Cuiabá), passou de 4 casos confirmados de Covid-19 para 10 em 24 horas. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Comitê de Enfrentamento ao coronavírus do município, divulgado na tarde de ontem, quarta-feira (20).
Durante entrevista coletiva concedida, o prefeito Fábio Schroeter (PSB) falou que esse aumento era esperado e vem sendo registrado em todo o Estado de Mato Grosso, que já ultrapassou mil casos. “Acho que é natural isso. Nós não somos uma ilha. As pessoas vão e vem, circulam. Acho que é normal”, disse ele.
O prefeito lembrou que, mesmo a Administração Municipal tendo tomado todas as medidas de precaução, era inevitável que a doença atingisse Campo Verde. “Enfim, os casos chegaram. A gente aguardava esse momento, não que a gente desejava isso, mas a gente sabia que ia chegar”, disse.
Mais uma vez, o prefeito pediu a conscientização por parte da população para evitar o contágio e salientou que o cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus resultou em uma situação grave na saúde pública do País e de Mato Grosso. “Nós precisamos nos cuidar mais. Saber que essa doença pode ser letal. Ela é traiçoeira – muito traiçoeira – e pouco conhecida. É melhor a gente ter mais cautela”, recomendou.
As medidas adotadas no plano de contingenciamento da Covid-19 adotado pelo Município serão mantidas, só havendo mudanças se for necessário. “Com certeza se aumentar muito [o número de casos confirmados] nós teremos que agir e agir com rapidez para diminuir o avanço da doença”, disse.
O prefeito também adiantou que, se necessário, medidas mais drásticas serão tomadas contra empresas e contra quem não obedecer às determinações das autoridades sanitárias. “A Secretaria de Saúde vai agir e agir com rigor. Fechar o estabelecimento, afastar as pessoas, nem que tenha que levar a polícia para que a gente consiga fazer isso se não houver a cooperação de todos”, afirmou.
Edição | Valmir Faria
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.