Domingo, 11 de Abril de 2021 12:08
66 984239071
Cidades VACINA SIM

Chapada dos Guimarães pretende comprar 25 mil doses de vacina russas Sputnik V e AstraZeneca contra a Covid-19

Segundo o prefeito, a imunização da população se tornou ainda mais urgente com o agravamento da pandemia no município, que já soma 42 mortos

27/03/2021 08h06
142
Por: Redação Fonte: ASSECOM CG
Reprodução
Reprodução

O prefeito do município de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), por meio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), enviou nesta semana uma Carta de Intenções para as empresas responsáveis pelas vacinas russas Sputnik V e da AstraZeneca, que estão sendo aplicadas em vários países. O objetivo é a aquisição 25 mil doses da vacina para imunização da população chapadense.

Osmar também solicitou da empresa distribuidora internacional de medicamentos TMT Globalpharm LTD., o envio de proposta comercial, e condições para o fornecimento da vacina. Ele também manifestou que o município aguarda a resposta com enorme urgência, dado ao avanço devastador da pandemia.

A AMM será a responsável pelo encaminhamento das cartas de intenções de várias prefeituras às empresas distribuidoras. “O prazo de entrega da vacina Sputnik V e da AstraZeneca é de cerca de 20 dias após a assinatura do contrato. Por isso, é importante agilidade administrativa para atender todos os trâmites burocráticos para a aquisição”, assinalou Neurilan Fraga, presidente da AMM.

Com a manifestação dos fornecedores, e liberação do Ministério da Saúde, o município poderá investir cerca de R$ 500.000,00 para a aquisição das vacinas. Com isso, Chapada dos Guimarães estaria garantindo a vacinação de 12.500 pessoas, entre jovens a partir dos 18 anos e idosos de até 70 anos.

Segundo o prefeito, a imunização da população se tornou ainda mais urgente com o agravamento da pandemia no município, que já soma 42 mortos. Em Chapada dos Guimarães já são 1.102 casos confirmados da Covid-19. O aumento dos casos em 2021 já ultrapassa a marca de 100% com relação a todo o ano de 2020. “Enquanto não temos as vacinas, é de suma importância que a população obedeça às medidas restritivas para conter o avanço dessa terrível doença em nossa cidade”, alertou Osmar.

INVESTINDO EM VIDAS

Para Osmar Froner, a vacinação é fundamental para garantir que o município deixe de vivenciar os efeitos desastrosos da pandemia. O chefe do Executivo Municipal destaca que sua gestão não está medindo esforços para atender a população neste momento crítico. “Somente com a vacinação e a prevenção poderemos sair fortalecidos desta pandemia. Com o apoio dos nossos vereadores e da parceria do vice-prefeito, Carlinhos, conseguimos implantar 17 leitos para pacientes da Covid-19, e inclusive três leitos para a intubação, além da implantação do Complexo de Atendimento ao Covid”, destacou.

Conforme o prefeito, a gestão está empenhada para garantir o pagamento dos fornecedores de medicamentos que atendem a todos as unidades de saúde, principalmente a UPA Frei Oswaldo. Além disso, o município também está investindo na aquisição de ambulâncias para dar suporte aos pacientes mais graves. “Todo esse investimento que estamos fazendo é para salvar vidas, de forma humanizada”, disse Osmar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapada dos Guimarães - MT

Chapada dos Guimarães - Mato Grosso

Sobre o município
Nova Brasilândia - MT
Atualizado às 13h01 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

29° Sensação
10.6 km/h Vento
48.1% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias