Domingo, 11 de Abril de 2021 12:38
66 984239071
Dólar comercial R$ 5,68 1.81%
Euro R$ 6,75 +1.72%
Peso Argentino R$ 0,06 +1.76%
Bitcoin R$ 359.084,87 +2.218%
Bovespa 117.669,9 pontos -0.54%
Economia PEQUENOS NEGÓCIOS

Pesquisa mostra o perfil do cliente dos pequenos negócios na Páscoa

Levantamento do Sebrae-SP revela que mulheres com mais de 40 anos são principais consumidoras dos pequenos empreendedores

30/03/2021 07h04 Atualizada há 2 semanas
50
Por: Redação Fonte: R7
Maioria dos entrevistados vai comprar ovos de Páscoa caseiros - (Foto: Guia da Cozinha)
Maioria dos entrevistados vai comprar ovos de Páscoa caseiros - (Foto: Guia da Cozinha)

Pesquisa realizada este mês pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta ao pequeno empreendedor o caminho para alcançar potenciais clientes nesta Páscoa. Mulheres, moradoras do interior do estado, com mais 40 anos e ensino médio completo compõem o perfil de consumidor mais propenso a comprar de pequenos negócios na data.

De acordo com o levantamento, 52,5% dos entrevistados que disseram escolher um pequeno negócio para comprar na Páscoa são mulheres. Ainda sobre o perfil sociodemográfico, a maior parcela (41,3%) tem entre 40 e 59 anos e 50,9% completaram o ensino médio. Por regiões, consumidores do interior de São Paulo (54,8%) se mostram mais propensos do que os da região metropolitana.

Leia também: Empreender é para todos

A maior parte dos consumidores de pequenos negócios, ou 68% dos entrevistados, pretende comprar ovos de Páscoa. Outros 55% afirmaram ter intenção de levar para casa chocolates em geral, e 16% pretendem adquirir ingredientes e bebidas para o almoço e jantar.

Outra característica revelada pela pesquisa é a compra com antecedência: 65,1% fazem as encomendas bem antes da data, índice maior do que quem faz a compra em grandes lojas ou grandes negócios (59,9%).

Leia também: Como fazer para abrir ou manter um negócio na pandemia? 

Em média, o consumidor dos pequenos negócios vai adquirir 3,1 presentes, número que sobe para 3,7 quando se trata do comprador dos grandes.

Conscientização

De acordo com o Sebrae, a preferência por pequenos negócios sinaliza um grau de conscientização do consumidor, pois 60% afirmaram comprar para ajudar esses empreendedores. Para 54%, a motivação para consumir dos pequenos negócios vem de acreditar que esse tipo de empresa gera renda e emprego na sua região e no país.

Leia também: SP abre inscrições para 400 mil vagas de qualificação gratuita

A pesquisa constatou ainda que o tíquete médio no pequeno negócio é de R$ 151,50; no grande, R$ 190,30.

A forma preferida de pagamento em ambos é o cartão de crédito – 91% nos pequenos e 92% nos grandes – seguida pelo dinheiro vivo (27% e 28%, respectivamente) e o Pix (23% e 12%). Além disso, 75% dos clientes de pequenos escolhem o pagamento à vista ante 81% dos grandes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Brasilândia - MT
Atualizado às 13h21 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

31° Sensação
10.6 km/h Vento
48.1% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias